sábado, 30 de julho de 2011

Geografia isto serve em primeiro lugar para fazer a guerra.


Muitas pessoas que me conhecem, assim como vocês, sabem que eu estou cursando licenciatura em geografia. Quando eu falo isso com alguém, escuto das duas uma ou as duas: "Tu vai ser professor... Meus pêsames" Ou "Geografia, tinha matéria melhorzinha não". Em fim estava, essa ultima quarta feira lendo um dos meus livros predilectos, que é esse da capa da de cima, então resolvi com partilhar com vocês o conteúdo do mesmo.
Muitas pessoas afirmam que geografia não serve para nada, até mesmo professores não entendem o que é geografia é para que é a mesma serve. Então o geógrafo Yves Lacoste, revelar o por que das pessoas não entendem o que ela é e chega a destingir em duas geografias. abaixo segue o inicio do segundo capitulo para entenderem melhor:

DA GEOGRAFIA DOS PROFESSORES AOS ÉCRANS DA GEOGRAFIA-ESPETÁCULO Desde o fim do século XIX pode-se considerar que existem duas geografias: - Uma, de origem antiga, a geografia dos Estados-maiores, é um conjunto de representações cartográficas e de conhecimento variados de representações cartográficas e de conhecimento variados referentes ao espaço; esse saber sincrético é claramente percebido como eminentemente estratégico pelas minorias dirigentes que o utilizam como instrumento de poder. - A outras geografia, a dos professores, que apareceu há menos de um século, se tornou um discurso ideológico no qual uma das funções inconscientes, é a de mascarar a importância estratégica dos raciocínios centrados no espaço. Não somente essa geografia dos professores é extirpada de práticas políticas e militares como de decisões econômicas (pois os professores nisso não tem participação), mas ela dissimula, aos olhos da maioria, a eficácia dos instrumentos de poder que são as análises espaciais. Por causa disso a minoria no poder tem consciência de sua importância, é a única a utilizá-las em função dos seus próprios interesses e este monopólio do saber é bem mais eficaz porque a maioria não dá nenhuma atenção a uma disciplina que lhe parece tão perfeitamente “inútil.

Claro que o livro vai muito alem dessa pequena citação, mas meu objetivo aqui é apenas aguçar a curiosidade de vocês, para se perguntarem, afinal, fora a a guerra (já que o titulo do livro já responde isso) para que mais serve geografia (quem responder que é para passar no vestibular apanha) Abaixo estou disponibilizado o download do mesmo. Boa leitura

Download

Um comentário:

Efra disse...

quer fazer Guerra mesmo né Sandino
kKkkkKKkkkkk